Nova atualização Curveball de State of Decay 2 é um divisor de águas para o jogo
Como você adiciona significado a um jogo que está nas mãos dos jogadores há cinco anos? No caso de State of Decay 2 você lança um conteúdo inesperado. A nova atualização Curveball, que chega de graça para os jogadores em 18 de setembro, é um momento marcante para o jogo não apenas por oferecer um grande volume de conteúdo novo tanto para os jogadores mais dedicados quanto para os recém-chegados, mas também marcando uma nova era no desenvolvimento de State of Decay 2 através do trabalho da Wushu Studios.
A desenvolvedora Wushu, da cidade de Liverpool, na Inglaterra, vai continuar a dar suporte ao State of Decay 2 enquanto grande parte da equipe original da Undead Labs faz a transição para trabalhar no próximo título da série, onde você poderia esperar que esse suporte fosse incremental, a Wushu está fazendo um impacto muito significativo.
Curveball é uma grande atualização, impactando quase todo elemento do jogo e feito para oferecer constantemente novos desafios até mesmo para aqueles que estão jogando State of Decay 2 desde o lançamento.
Disponíveis após o quinto dia dentro do jogo, as Curveballs podem mudar o mundo ao redor do seu assentamento de maneiras muito interessantes.
Abrigadas em um novo menu, as curveballs aparecerão periodicamente – cada uma com sua própria narrativa anexada – oferecendo novos objetivos, recompensas, tipos de inimigos e muito mais.
As Curveballs podem ser positivas (como encontrar saques aumentados) ou negativas (como fortalecer os zumbis regulares de várias maneiras); elas podem ser baseadas em tempo ou em objetivos; elas podem afetar inimigos, seus sobreviventes ou outros NPCs. Efetivamente, qualquer elemento do jogo com o qual você possa ter se acostumado pode, e muitas vezes, irá mudar.
“Basicamente, queríamos dar valor ao feedback de que, com o tempo, o jogo se tornava um pouco repetitivo relativamente rápido”, dizem Meg Chaney e Eric Anderson, da Undead Labs. “Então, queríamos introduzir algo que sacudisse as coisas e mantivesse o jogo mudando à medida que os jogadores passassem mais tempo nele.”
“Para os jogadores experientes, as fases posteriores de State of Decay 2 podem ficar um pouco previsíveis”, acrescenta John Hollingworth, da Wushu. “É por isso que estamos introduzindo as curveballs. Essa funcionalidade foi projetada para mantê-los sempre ocupados, adicionando eventos aleatórios e modificadores que mudam o mundo do jogo. Ela introduz novas camadas de desafio e imprevisibilidade para manter o mapa fresco, emocionante e perigoso. Esses novos cenários ajudam a desenvolver histórias mais únicas em torno dos seus sobreviventes, então, seja você um sobrevivente experiente ou acabou de começar, cada sessão e jogatina será diferente da anterior.”
Para garantir essa imprevisibilidade, as curveballs são bastante aleatórias – enquanto algumas estão diretamente ligadas às ações que você realiza no jogo, muitas podem aparecer completamente inesperadamente – e você até pode ter várias curveballs ativas ao mesmo tempo.
“Acreditamos que isso será um pouco como uma montanha-russa para os jogadores experientes”, explicam Chaney e Anderson. “Algumas das curveballs podem exigir ajustes mínimos para serem enfrentadas ou fornecer novas oportunidades, mas algumas delas podem ser bastante cruéis e exigir grandes ajustes em suas táticas.”
É claro, a mudança mais óbvia é como as curveballs podem afetar seus alvos mais frequentes: os zumbis. “Os zumbis foram o primeiro e mais óbvio alvo para os modificadores”, diz Hollingworth. “Queríamos explorar a ideia de que há um fluxo e refluxo de surtos mutacionais na população como resultado de eventos que ocorrem no mundo ou da Praga tentando resistir e lutar contra os enclaves.”
“Os efeitos colaterais nos zumbis podem incluir mudanças fisiológicas letais ou sentidos aguçados. Alguns exemplos podem ser coisas como ataques de zumbis mais fortes, melhora na visão, audição e até mesmo no olfato para localizar sobreviventes fora do campo de visão. Zumbis podem explodir com gosma decomposta quando mortos ou carregar um mau cheiro que sufoca e drena a energia de qualquer sobrevivente próximo. Esses são apenas alguns dos modificadores de mutação desafiadores. No entanto, os zumbis também podem ter efeitos colaterais que os enfraquecem. Eles podem ficar frágeis, desacelerar e, por sua vez, serem mais fáceis de decapitar e derrubar, afetando seu centro de equilíbrio.”
Para contextualizar, tudo isso pode acontecer com apenas um tipo de inimigo – com tantos modificadores em jogo, fica claro como a forma das Curveballs pode variar drasticamente de um jogo de jogador para outro. Mas a ideia é que elas não devem fazer você sentir que está de repente jogando um jogo diferente, apenas um jogo repaginado (e você até pode desativar completamente a funcionalidade se preferir jogar o jogo base como ele era).
“Nós exploramos diversos sistemas, mas apenas até um ponto que complemente a jogabilidade atual”, explica Hollingworth. “Queríamos garantir que isso se encaixasse narrativamente e pudesse ser justificado dentro da simulação, para não quebrar a imersão.”
E as curveballs não param com o que está chegando ao jogo em 18 de setembro. “Também esperamos introduzir mais controle por parte do jogador sobre a funcionalidade ao longo do tempo, então, no final, deve ser decisão do jogador determinar o quanto elas afetarão o jogo”, Chaney e Anderson me dizem.
Este é apenas o início do trabalho da Wushu em State of Decay 2, e você pode esperar que o jogo receba mais atualizações com o tempo – mas a equipe deseja gastar algum tempo após a grande nova funcionalidade para garantir que seus jogadores também estejam sendo ouvidos: “Vamos dedicar um pouco mais de tempo para abordar alguns itens da lista de desejos dos jogadores e lidar com as preocupações existentes deles”, diz Hollingworth sobre o futuro próximo.
“Alguns deles podem exigir reformulações extensas nos sistemas existentes, mas principalmente acredito que estaremos focando em melhorar o que já está lá e garantir que corresponda às expectativas dos jogadores.”
É raro ver uma ideia tão significativa adicionada a um jogo após cinco anos, e parece que a Undead Labs e a Wushu têm mais planos pela frente: “SoD2 tem uma base de jogadores incrivelmente leal e uma comunidade fenomenal”, diz Chaney, “então nosso objetivo principal é continuar fornecendo a eles conteúdo e atualizações de jogabilidade significativos! Este jogo tem 5 anos de charme e vamos continuar a festa”.
Não deixe de conferir a atualização Curveball quando ela chegar ao State of Decay 2 em 18 de setembro.
Fonte: Xbox Wire
Publicar comentário