×

Boxville: como um time de desenvolvedores novatos criou seu primeiro jogo durante a guerra

Boxville: como um time de desenvolvedores novatos criou seu primeiro jogo durante a guerra

O ano de 2020 foi difícil em todos os sentidos – restrições da COVID e problemas nos negócios. Antes de criarmos a Boxville, eu tentei lidar com todo esse estresse me envolvendo em jogos imersivos, mas não os de suspense, e sim aqueles que proporcionam uma sensação de segurança e aconchego.

Logo percebi que não havia tantos jogos antiestresse por aí. Quase todos eles traziam algum drama, o que já era mais do que suficiente na minha vida. Então, decidi criar um jogo para mim e para aqueles que precisavam do mesmo. Eu precisava de um lugar seguro para relaxar e deixar de lado todo o estresse do dia a dia.

Mas por onde começar se você não tem absolutamente nenhuma experiência em desenvolvimento de jogos e nem mesmo conexão com essa área? Comecei experimentando com o [programa] Unity e montando uma equipe diversificada de especialistas únicos.

Alguns membros da nossa equipe vieram “de uma vida passada”, outros foram encontrados por acaso. A única coisa que unia a todos era que ninguém tinha experiência prévia em desenvolvimento de jogos. Todos os processos pareciam experimentos constantes com tudo – desde a personalização da engine até a criação de animações e até a gravação de sons. Tudo foi feito como achávamos certo e não como é comum na indústria.

A primeira parte, desde a criação do conceito até o lançamento do demo, foi desafiadora, mas divertida, até que a guerra entrou em nossas vidas. A guerra irrompeu brutalmente com enormes explosões de foguetes russos bem perto de nossas casas na manhã do dia 24 de fevereiro de 2022.

Uma nova realidade se desdobrou rapidamente: ruas vazias, filas longas por comida e toques de recolher rigorosos. Tudo isso foi acompanhado por explosões constantes e tiroteios.

O desenvolvimento do jogo foi interrompido porque nossa equipe foi desmantelada, algumas pessoas tiveram que se mudar para regiões mais seguras e outras perderam seus equipamentos de desenvolvimento e locais de trabalho regulares devido à ocupação.

Um mês depois, quando conseguimos lidar com o primeiro choque, decidimos retomar nosso fluxo de trabalho. Embora às vezes não fosse fácil se motivar para trabalhar, especialmente porque esse trabalho requer energia positiva e criativa, o processo de criar algo bonito e contrastante com nossa nova realidade foi por si só uma forma de cura.

Além disso, um dos maiores apoios nesses tempos difíceis foi a nossa comunidade pequena, mas leal – tentamos mantê-los informados sobre o processo de desenvolvimento do jogo e a situação geral, e eles nos retribuíram com seu apoio e cuidado.

De maneira geral, houve muitas dificuldades, mesmo sem a guerra. Desenvolvedores de jogos independentes não têm tantas possibilidades de financiamento em todo o mundo, mas na Ucrânia, essas possibilidades são ainda mais limitadas, pois não é possível iniciar uma campanha no Kickstarter a partir da Ucrânia, então você precisa usar intermediários para lançar a campanha. Além disso, nem todas as plataformas trabalham com estúdios ucranianos, e conseguir equipamentos de desenvolvimento é outra dor de cabeça para os desenvolvedores.

Como em todas as grandes histórias, a nossa teve um final feliz – conseguimos criar e lançar nosso jogo Boxville, apesar de todas as dificuldades e obstáculos, e agora estamos felizes em trazê-lo para o Xbox Series X|S e Xbox One em 16 de agosto de 2023.

Espero que Boxville traga a você uma atmosfera aconchegante e calorosa, e ajude a aliviar seu estresse.

Fonte: Xbox Wire

Publicar comentário

Descubra mais sobre Videogameria

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading