Como Lies of P Transforma a História de Pinóquio em uma Nova e Cativante Aventura no Estilo Soulslike
Resumo
- Lies of P pega a história de Pinóquio e a vira de cabeça para baixo, criando um mundo de ficção de terror como nunca vimos antes.
- Influenciado pelo gênero Soulslike, Lies of P se passa em um mundo desafiador e sombrio, onde sinistros bonecos mecânicos herdam a cidade.
- Jogue Lies of P a partir de 15 de setembro em acesso antecipado, adquirindo a Edição Digital Deluxe. Assinantes de Game Pass podem começar a jogar a Edição Standard no lançamento, em 19 de setembro, no Xbox One, Xbox Series X|S e Windows.
Lies of P é uma interpretação fantástica de “As Aventuras de Pinóquio”, colocando nosso amado boneco em meio à cidade de Krat, uma utopia decadente que se ergueu sobre os ombros de bonecos mecânicos enlouquecidos que mataram seus cidadãos. Seu criador, Geppetto, desapareceu, e “P” é trazido à vida para encontrá-lo e tentar salvar a cidade.
No conto de fadas clássico, Pinóquio embarca em muitas aventuras de autodescoberta e encontra uma ampla variedade de personagens – muitos deles de má índole que se aproveitam de sua ignorância – o que o leva em uma jornada transformadora, onde ele aprende o que significa ser humano, o poder do perdão e, é claro, as consequências de mentir.
Não é preciso muito para perceber que a ligação entre Lies of P e o conto clássico de Pinóquio é delicada, mas é exatamente isso que torna o jogo tão atraente. Esta não é uma história que você já ouviu antes, e ela brinca com o familiar de maneiras que realmente não vimos na fábula.
O mundo sombrio de Lies of P é cativante, repleto de bonecos malignos, vielas escuras, telhados traiçoeiros e corpos espalhados; vítimas de uma corrompida Doença de Petrificação ou pelas mãos dos bonecos que se voltaram contra seus antigos mestres.
Tudo isso é capturado em uma paisagem urbana inspirada na Belle Époque da França – uma época de grande realização científica e artística – tanto em sua majestosa arquitetura quanto na forma como a tecnologia opera (por exemplo, muitos relógios e vapor).
O mundo do jogo brinca com ideias familiares para você, tanto do mundo real quanto de sua fonte lendária, enquanto você continua a explorar seus ambientes assombrados.
Não é preciso muito para perceber que a ligação entre Lies of P e o conto clássico de Pinóquio é delicada, mas é exatamente isso que torna o jogo tão atraente
Ao entrar no mundo de Lies of P, sem dúvida você vai começar a fazer essas conexões por conta própria, com alguns dos personagens mais icônicos ligados à sua fonte de inspiração.
Há P (Pinóquio) e seu companheiro narrativo chamado Gemini, que substitui o grilo. O inventor de bonecos, Geppetto, e Sophia de cabelos azuis (a fada) são ambos instrumentais para ajudar a melhorar o seu personagem – e talvez esses personagens desempenhem um papel em fazer com que P se torne mais humano mais tarde no jogo.
Existem outros elementos familiares que também encontramos, como um dos primeiros chefes do jogo, que parece ser inspirado no mestre dos bonecos, Mangiafuoco. E você pode “se transformar em um burro” equipando a máscara do Burro Louco, obtida derrotando um cidadão enlouquecido que funciona como o terceiro chefe do jogo.
E pelas capturas de tela, parece que os Coelhos Negros, os coveiros da Morte da história original, também farão uma aparição em algum momento do jogo. Com certeza, mais personagens serão introduzidos ao longo da jornada, mas esses foram alguns dos personagens mais reconhecíveis que encontrei nas partes iniciais do jogo.
Outra inspiração que Lies of P incorpora é o gênero Soulslike. Muitos dos elementos típicos desse gênero estão presentes aqui, como um alto grau de dificuldade, mortes repetidas que geram conhecimento, pontos limitados para salvar e mecânicas de combate que recompensam bloqueios e ataques de oportunidade – todos os quais contribuem para a jogabilidade desafiadora encontrada em Lies of P.
O desafio, como em muitos Soulslikes, estará em sua paciência diante de qualquer confronto com inimigos ao longo do jogo, forçando você a estudar, antecipar e, em seguida, explorar os padrões que você é capaz de discernir. Pode ser um jogo muito difícil em certos momentos, e a perseverança será testada. Mas a sensação de descobrir o que está escondido além da névoa sombria que cobre o mundo de Lies of P é cativante e o impulsionará adiante.
A sensação de descobrir o que está escondido além da névoa sombria que cobre o mundo de Lies of P é cativante e o impulsionará adiante
E no centro tanto da adaptação de Pinóquio quanto dos elementos Soulslike está o elemento da “mentira”. A história do jogo faz você acreditar que os bonecos são incapazes de mentir, mas algo é especial em P: ele pode.
Haverá momentos em que você será confrontado com escolhas em que pode dar consolo aos outros mentindo – ou pode dizer a verdade. Como isso se desenrola ao longo do resto da aventura ainda está por ser visto, mas isso adiciona outra camada de mistério, muito à maneira dos Souls, que Lies of P promete aqui.
Lies of P será lançado em acesso antecipado em 15 de setembro para aqueles que adquirirem a Edição Digital Deluxe. Assinantes do Game Pass podem começar a jogar a Edição Standard em 19 de setembro no Xbox One, Xbox Series X|S e Windows.
Confira nossa cobertura anterior sobre a demonstração de Lies of P para obter ótimas dicas sobre como jogar.
Fonte: Xbox Wire
Publicar comentário