Deliver Us Mars é um lindo jogo sci-fi sobre salvar o nosso planeta
Resumo
- Deliver Us Mars é uma sequência de Deliver Us The Moon, de 2019, e será lançado para Xbox Series X|S e Xbox One em 2 de fevereiro de 2023
- O jogo é sobre salvar o nosso mundo – e desvendar o mistério que ronda uma colônia abandonada em Marte
- Cutscenes usando capturas de movimentos e visuais fantásticos dão vida a uma história rica
No último mês de outubro, o famoso ator de “Star Trek” William Shatner viajou ao espaço com 90 anos de idade. Na biografia “Boldly Go: Reflections on a Life of Awe and Wonder”, Shatner revelou o que sentiu por lá – e não foi um sentimento de algo magnífico, mas sim de imenso pesar. “O contraste entre o frio viciante do espaço e o calor carinhoso da Terra me encheu de tristeza”, ele escreveu (em inglês), ao falar da destruição da fauna e flora do planeta. “Eu me dei conta de que a beleza não está lá fora, e sim aqui, em todos nós. Deixar a Terra me fez conectar ainda mais com nosso pequeno planeta”.
Viagem espacial e uma vida para além do nosso planeta continuam sendo uma perspectiva que causam inspiração, mas a solução mais simples para o futuro da humanidade é, de longe, resolver os problemas que ainda temos na Terra, em vez de só buscar um sonho de vida em outro lugar enquanto as condições aqui continuam cada vez mais preocupantes.
Na história do próximo jogo de aventura Sci-Fi da KeokeN Interactive, Deliver Us Mars (com lançamento marcado para 2 de fevereiro de 2023), que acontece num futuro próximo, em que a Terra está em um estado ambiental profundamente precário, esse tema é central.
A história geral do jogo é sobre o cabo de guerra entre colonialistas com ambições de começar uma nova vida em Marte (um grupo chamado Outward) e aqueles que permanecem na Terra tentando salvar o que resta de seus lares.
Aqueles que tentam se estabelecer no planeta vermelho pensaram que seria fácil – mas não foi. Logo no começo do jogo, a protagonista – a jovem astronauta Kathy Johanson, chega em Marte e se aventura pela colônia de Outward, descobrindo as dificuldades que eles passam para sobreviver em um novo mundo tão hostil.
Essa diferença de perspectivas entre os colonista e a população da Terra não é retratado de forma simples em nosso jogo: Há muitos pontos de vista na moralidade da decisão de Outward em deixar o resto da população humana para trás, e o jogador é instigado a se decidir quem está certo ou errado nessa história.
Kathy é o ponto central desse conflito de várias formas: o pai dela se juntou ao Outward e abandonou ela e resto da família anos atrás. Kathy e a irmã começam o jogo ainda vivendo na Terra, que agora é devastada por inundações, tempestades e outras consequências das mudanças climáticas. Elas bolam uma missão desesperada para Marte em busca das ARKs: ônibus espaciais enormes que podem reverter os efeitos das mudanças climáticas, e são eles os responsáveis pela Outward conseguir se estabelecer no planeta vermelho.
Pros jogadores que curtiram Deliver Us The Moon, o primeiro jogo da série, esse novo capítulo se aprofunda nos temas ambientais ao ligar o destino da Terra com uma protagonista que tem um motivo pessoal para se aventurar no espaço. Kathy quer encontrar as ARKs e salvar o planeta – mas também achar o pai. Conforme ela segue os passos dele por Marte, esperando saber do seu paradeiro, ela descobre evidências de um grande arrependimento que ele sentiu ao abandoná-la.
As ARKs provavelmente são as coisas mais fantásticas na história de Deliver Us Mars, por representar um otimismo para o futuro. Uma dessas naves ARK contém uma bioimpressora, um equipamento fictício com um vasto acervo de DNA da fauna e flora da Terra, dando a humanidade a possibilidade de recriar plantas extintas. Isso representa a abordagem da KeokeN para uma narrativa sci-fi: usamos ideias pés-no-chão para dar uma dimensão de realidade ao nosso jogo, mas queremos permanecer esperançosos. Recuperar as ARKs vai possibilitar a humanidade a, talvez, recuperar o que sobrou da Terra – Ainda é uma fantasia, claro, mas uma com significado.
Agora, como contar essa história é traduzido para a jogabilidade de Deliver Us Mars? Bem, a jornada de Kathy por Marte a coloca em frente a vários desafios – e as mecânicas em nosso jogo ajudam em como essa história é contada. Você vai flutuar em gravidade zero para explorar estações espaciais abandonadas, mergulhar embaixo d’água e abrir caminho com um laser em ambientes perigosos, atravessar os penhascos vermelhos e tundras geladas de Marte usando os machados de escalada de Kathy, usar sua esperteza para resolver quebra-cabeças e reativar lugares da colônia.
A história de Kathy ganha vida por meio de um elenco de atores que usam de capturas de movimento para entregar ao jogo profundidade emocional e rica caracterização. Tudo isso junto com um visual lindo e design de som incrível que tiram o melhor proveito do Xbox Series X|S.
Embora a representação da humanidade em nosso jogo seja complexa, a mensagem sobre o nosso planeta é simples em Deliver Us Mars: apesar de tudo o que sonhamos estar lá fora no espaço, nós temos apenas um lugar para chamar de casa.
Fonte: Xbox Wire
Publicar comentário