Perfil dos criadores- edição especial: Xbox Brasil celebra criadores de conteúdo que fazem parte da comunidade surda
Recentemente fizemos uma série com criadores de conteúdo que enriquecem a comunidade, pessoas de diferentes realidades, com diferentes histórias contando suas experiências com Xbox. Para celebrar o Dia Internacional das Línguas de Sinais, neste 23 de setembro, trazemos visibilidade para a comunidade surda e o nosso compromisso em incentivarmos uma comunidade diversa e acolhedora para todos os jogadores.
Em Xbox, estamos continuamente focados em trazer práticas e pensamentos intencionais e inclusivos para tudo o que fazemos e estamos empenhados em lutar pela diversidade e inclusão em todos os níveis. Entendemos que uma comunidade diversificada e inclusiva é fundamental para o nosso sucesso. Acreditamos ainda no apoio aos criadores e no poder de representação nos jogos como parcerias e apoio a diversos criadores, garantindo que nosso conteúdo ressoe com nossa comunidade diversificada de jogadores e que nossos jogadores se sintam parte e conectados a experiências significativas. Quando todos tiverem oportunidades iguais de criar, publicar e dimensionar seus jogos, veremos uma maior diversidade de conteúdo de jogos (gêneros, estilos de arte, músicas, personagens, culturas) e uma indústria mais representativa e inclusiva.
Hoje contamos a história do Francisco Araújo, 25 anos, morador de Vitória da Conquista (BA) e criador de conteúdo que produz e transmite streamings de campeonatos de eSports na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Francisco ainda faz parte do grupo que interpreta em LIBRAS notícias relacionadas ao universo Xbox para que outros jogadores surdos também possam acompanhar e saber das novidades da marca. Confira abaixo a história do gamer e seu trabalho para que a comunidade surda possa cada vez mais jogar os jogos que buscam com as pessoas com quem querem jogar junto.
Xbox Wire: Desde quando você joga com Xbox? Qual seu primeiro Xbox e qual o seu console atual?
Francisco Araújo: Eu era mais novo quando ganhei meu primeiro console Xbox, o Xbox 360, pois queria jogar o Forza Motorsport 4. A adaptação foi difícil, pois não tinha informações sobre Xbox, e eu não tinha amigos surdos que tinham experiência com o console. Depois de alguns meses eu decidi parar de jogar, e retornei alguns anos depois, após encontrar uma comunidade para surdos com informações para Xbox. Fiz amizade com o dono dessa comunidade, que me passou mais informações sobre os jogos, e consegui pegar algumas dicas sobre esse tema. Entrei para esse grupo, que tem muitos surdos, para trocar opinião sobre Xbox. Eu considero que o Xbox tem benefícios ótimos para os jogadores, por isso pago a assinatura do Game Pass e jogo para aprender coisas novas sobre Xbox. Atualmente eu tenho um Xbox One.
Xbox Wire: Quando você começou a interagir com outras pessoas surdas que jogam? Como isso te ajudou?
FA: Eu jogo com outras pessoas surdas em co-op ou multiplayer. Para jogar eu uso uma chamada de vídeo no PC ou no celular, pois fica mais fácil para a comunidade se comunicar por língua de sinais. Quando eu e os meus amigos temos dúvidas sobre jogos, aí meu grupo entra em chamada para ajudar com as conversas, respondendo dúvidas da comunidade surda.
Xbox Wire: Quando você decidiu criar sua comunidade para transmitir as novidades de Xbox para pessoas surdas?
FA: Isso é muito importante. Eu tenho meu grupo para informação sobre tradução de notícias de Xbox em língua de sinais. Um surdo decidiu criar o grupo para notícias de Xbox, para tradução por vídeos com as pessoas enviando as informações por língua de sinais. Depois de um tempo, ele fez o convite para eu entrar para o time, sendo responsável por realizar essa etapa de envio de informações. Eu adoro fazer tradução de LIBRAS para a comunidade. Atualmente somos três pessoas que realizam esse trabalho para a comunidade, com novidades sobre jogos, sobre o Xbox e também sobre a Microsoft.
Xbox Wire: Quando começou a fazer streaming para a comunidade surda?
FA: Comecei a fazer para atender a demanda de surdos que queriam acompanhar campeonatos de games.
Xbox Wire: Com o passar dos anos, você percebeu alguma evolução sobre recursos de tecnologia que facilitam a jogabilidade de pessoas surdas?
FA: Graças às melhorias da Microsoft para pessoas surdas no Xbox, a comunidade surda começou a ter mais interesse em jogar no Xbox. Além disso, há ótimos jogos indie e AAA no Game Pass, e consoles com valores acessíveis. Fico feliz que as pessoas surdas escolham o Xbox porque gosto de jogar títulos multiplayer com elas. É muito mais divertido!
Disponível para console e PC, o recurso de transcrição é uma das ferramentas que facilita a gameplay no Xbox, e oferece maior acessibilidade aos jogadores para que a comunicação por chat se torne ainda mais fácil para aqueles que têm surdez parcial. Com essa ferramenta, que transcreve a comunicação por voz em texto que pode ser lido na tela, os jogos que possuem o recurso oferecem aos jogadores a possibilidade de se comunicar com outros players enquanto curtem suas partidas, sem a necessidade de ouvirem a voz do outro para continuar conversando.
Essa é mais uma maneira que a Equipe Xbox encontrou para permitir que jogadores da comunidade surdase reúnam, joguem e sejam quem eles são. Continuamos comprometidos em fornecer experiências de jogo que convidem todos os jogadores a compartilhar a alegria e a conexão dos jogos.
Alguns jogos que oferecem suporte à transcrição de jogos:
Age of Empires II Definitive Edition
Bleeding Edge
Crackdown 3
Forza Horizon 4
Gears 5
Halo: The Master Chief Collection
Minecraft
Minecraft: Dungeons
Sea of Thieves
Wasteland 3
Saiba mais sobre como usar a transcrição de jogos aqui.
Fonte: Xbox Wire
Publicar comentário